ASBEA discute normas de desempenho em Congresso durante a Feicon Batimat

 

FEICON-2016


Tema será abordado por especialistas no assunto e trará grandes contribuições para os profissionais do setor da construção civil. Evento acontece em abril, em São Paulo

Quando se fala hoje em indústria da construção civil não há como não citar as normas de desempenho e edificações que, além de mudarem os parâmetros de qualidade e durabilidade, estão sendo uma revolução nos requisitos mínimos de segurança para casas e edifícios.

Para discutir o assunto com profissionais do setor, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) promove o Congresso Asbea, que terá como tema principal Normas e sua Aplicabilidade nos Projetos de Construção, durante a 22ª edição da FEICON BATIMAT, evento referência para quem pensa em construção, que acontece de 12 a 16 de abril, no Anhembi, em São Paulo.

Para Alexandre Brown, diretor da FEICON BATIMAT, essa é uma oportunidade de debater algo tão atual dentro da construção civil. “Esse assunto tem sido abordado nas discussões do setor da construção civil, já que é constantemente atualizado. A industrialização é uma realidade e visa reduzir prazos e custos e, consequentemente, aumentar a produtividade. Com isso, as normas também sofrem alterações, com a finalidade de trazer segurança para os cidadãos. Por isso, a Asbea, grande parceiro nosso e que faz parte do Conselho Consultivo, está trazendo esses debates para a FEICON BATIMAT, um evento que reúne os profissionais da área e propicia novas experiências com conteúdos ligados ao setor”, opina.

Com a Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais (NBR 15.575), que entrou em vigor em julho de 2013, as empresas incorporadoras, construtoras, projetistas e fabricantes de materiais vêm se estruturando para atender à regulamentação e às exigências dos usuários no que tange à segurança, durabilidade, habitualidade, entre outros. Por conta disso, a Asbea, no dia 13 de abril, irá abordar o tema Normas e sua Aplicabilidade nos Projetos de Construção.

Serão realizados três painéis com abordagem em normas relativas:

Desempenho, com exemplos de projetos e construtoras que estão aplicando checklist e operacionalizando itens da norma para que possam atendê-la da melhor forma, e quando poderá ser envolvido trabalho de especificação que está sendo desenvolvido junto ao Ministério das Cidades no programa Minha Casa Minha Vida;

Acessibilidade, que colocará em pauta a discussão a Norma de acessibilidade que acabou de ser revisada em contraposição à Lei de Inclusão Federal (Lei no.13.146 de 6 de julho de 2015);

Segurança, com uma questão bastante focada em São Paulo, mas que pode se estender a demais municípios é a junção do Comandos e Operações Especiais (COE) com a legislação do Bombeiro, a fim de que arquitetos e demais projetistas possam utilizar uma só norma. Um major do bombeiro será um dos convidados. Ele está trabalhando diretamente com a Secretaria de Licenciamento da PMSP para demonstrar os caminhos que estão percorrendo, bem como um advogado envolvido na questão que possa validar juridicamente a ação.

O credenciamento para o evento pode ser feito através do link:http://www.feicon.com.br/Credenciamento/Credenciamento-de-Visitantes/

 

Sobre a FEICON BATIMAT

A FEICON BATIMAT tem sido, ao longo dos anos, um evento referência para o setor da construção civil na América Latina. É o espaço ideal para a realização de negócios com grandes marcas do mercado – somente ano passado foram movimentados R$ 600 milhões durante os cinco dias de evento -, apresentação de novidades, lançamentos e novas tecnologias.

Grandes marcas já confirmaram presença na edição de 2016, entre elas, Bronzearte, Cebrace, Cobrecom, Fortlev, FLC, Fiore Votorantim, Lorenzetti, Mondialle, Stam, Sil Fios e Cabos, Tramontina, Taschibra, Vedacit, Viapol e Vonder, entre outras. Faltando menos de um mês para o evento, a FEICON BATIMAT, uma referência para quem pensa em construção, já está com 90% de seu espaço vendido.

Contemplando os mais diversos segmentos da construção civil, o Salão envolve vários setores, como: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente; Área externa e Lazer; Automação e Segurança; Elétrica e Iluminação; Fechadura, Ferragens e Cadeados; Fundação e Estrutura; Hidráulica; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção; Portas, Janelas e Acessórios; Produtos para Cozinhas e Banheiros; Revestimentos; Sistemas Construtivos; Serviços Profissionais e TI; Teto e Cobertura; e Tintas, Vernizes e Acessórios. Compõem o perfil dos visitantes: Arquitetos; Compradores do Setor; Construtores; Designers de Interiores; Distribuidores; Engenheiros; Especificadores; Incorporadores; Lojistas e Revendedores. São esperados aproximadamente 120 mil visitantes qualificados de diversos países nesta edição.

 

SERVIÇO
FEICON BATIMAT – SALÃO INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO
Data: 12 a 16 de abril de 2016
Local: Anhembi – São Paulo
Horário: Terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 17h
Site: www.feicon.com.br