Centenário de Vilanova Artigas recebe homenagens

O arquiteto Vilanova Artigas faria 100 anos no próximo dia 23 de junho e diversos eventos vão celebrar a data. Sua obra revolucionária, produzida entre as décadas de 40 e 60, continua atual e icônica.

Um dos exemplos mais conhecidos, o edifício Louveira, de 1946, promove uma mistura do público com o privado, com grandes janelas de vidro garantindo a conexão do ambiente interno com a rua.

“Tem muro aqui? Não tem muro. É uma atitude de convivência e de pluralidade. Esse é o pensamento somado a uma série de outras coisas, somada à técnica. Mas é um pensamento íntegro. Não é separado”, comenta José Armênio, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil-SP.

vilanova-artigas-edificio-louveira_vidrocerto

Edifício Louveira em São Paulo, um ícone de Artigas.

Considerado um dos arquitetos modernistas mais importantes do país, Artigas é o fundador da chamada Escola Paulista de Arquitetura, que marcou a valorização da estrutura, como o uso do concreto aparente nas construções.

Vilanova Artigas também foi responsável pela proposta de ensino da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a Universidade de São Paulo, baseada no desenvolvimento do projeto e do desenho, além de ser um dos projetistas do próprio prédio da arquitetura.

vilanova-artigas-fau-usp_vidrocerto

Imagem interna do prédio da FAU-USP: amplitude e vãos promovem conversas e ocupação do espaço.

 

Os amantes do esporte podem nem saber, mas Arigas também desenhou o projeto do Estádio do Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube.

vilanova-artigas-morumbi_vidrocerto

Estádio do Morumbi, mais um projeto de Vilanova Artigas.

 

“Ele era muito aberto em relação às conversas, às leituras, cultura, a gente tinha uma vivência muito grande do ponto de vista do conhecimento, da cultura, das coisas dentro de casa. Ele era um professor”, conta Rosa Artigas, historiadora e filha de Artigas.

Se estivesse vivo, Vilanova Artigas completaria cem anos em 2015. Pra comemorar a data, a família do arquiteto prepara uma série de lançamentos: dois livros, um site e um documentário.

Vejam a matéria do Jornal Nacional sobre o Centenário de Vilanova Artigas clicando aqui.