Como se tornar um arquiteto mais eficiente

O portal AEC Web separou 13 dicas de como otimizar tempo x trabalho dos arquitetos. Confira a matéria!

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Você já deve ter ouvido falar que a melhor maneira de alcançar um objetivo é a total dedicação. E isso se aplica a todas as profissões, inclusive as dos arquitetos e engenheiros de plantão. Ainda que a dedicação ajude a atingir a meta idealizada, o excesso pode desencadear uma série de doenças, como dores de cabeça e musculares, doenças de pele, entre outros desgastes do século XXI. Além disso, horas trabalhadas não estão necessariamente ligadas à uma produtividade real.

Então, como reduzir a carga e ser mais eficiente?  O ideal é descartar os trabalhos desnecessários e definir prioridades para a maximização da eficiência de trabalho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a otimizar tempo x trabalho:

1 – Defina prioridades. Não faça tudo ao mesmo tempo. A sua dedicação será de 10% para cada ação, ao invés de 100%;

2 – Produza serviços de qualidade, mas, compatíveis com o nível de necessidades e exigências;

3 – Viva atualizado. Saiba o que o mercado está pedindo e o que está fazendo. Isso vai ajudar a mantê-lo sempre à frente;

4 – Automatize suas tarefas mais tediosas. Aprenda a programar e a criar suas próprias ferramentas;

5 – Defina preços compatíveis com o mercado de trabalho;

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6 – Seja acessível. Lembre-se do provérbio português que diz: Quem não é visto, não é lembrado?

7 – Se você tiver uma empresa, dê o treinamento adequado aos funcionários e confie. Isso trará bons frutos no futuro;

8 – Invista em suas habilidades. O conhecimento torna tudo mais simples;

9 – Fuja de trabalhos desnecessários ou de trabalhos com parcerias que não serão produtivas. Lembre-se da frase: Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem és;

10 – Divulgue seu trabalho. Com boca-a-boca, com publicações, com buscas em sites…

11 – Controle seu tempo. Faça uma agenda diária, semanal, mensal e anual. A diária é mais palpável e você terá retorno imediato. A semanal fica como balanço geral da semana. A mensal irá ajudar na mensuração das tarefas de longo prazo;

12 – Defina um horário de término para cada função. Se não, a tarefa pode demorar horas ou até dias;

13 – Dê uma recompensa para si mesmo. Por exemplo, sabe aquele celular que você queria comprar? Faça isso quando finalizar todas as suas tarefas. Ele será o seu ‘troféu’ ao final do mês. E se tiver funcionários, dê a eles algo além de um obrigado. Isso irá motivá-los a produzir cada vez mais e com eficiência.

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Crédito das fotos: CAU-BRDreamstimeEscola e edução
Fonte do post: Ecivil – Descomplicando a engenhariaEscola Freelancer