Feicon Batimat: mostrando eficiência e soluções sustentáveis para o setor da construção civil

 

feicon
Duas mil marcas nacionais e internacionais, 15 programações diferenciadas voltadas para os diversos profissionais da construção civil, 120 mil visitantes e 94% de aprovação do público.

Esses são apenas alguns números da FEICON BATIMAT, referência para quem pensa em construção, e que chega à sua 22ª edição. Este ano o evento tem duas grandes novidades: acontece em novo mês – em abril – e tem um novo diretor: Alexandre Brown.

Em um momento macroeconômico desafiador, o evento busca a eficiência – assim como acontece em outros setores – e vem atendendo ao pedido dos visitantes: mais produtos e informações sobre Sistemas Construtivos e soluções Sustentáveis, que serão discutidos nos diversos eventos paralelos programados dentro da FEICON BATIMAT.

Confira a entrevista do diretor do evento

Você chega com a missão de assumir todo o portfólio do setor de construção dentro da Reed ExhibitionsAlcantara Machado. Como será estrear com a FEICON BATIMAT?

Alexandre Brown: A FEICON BATIMAT representa a importância do mercado da construção civil para a economia do país. Há mais de 24 anos, a feira acompanha a evolução do setor e, com esta sinergia, agrega valores ao apresentar-se como plataforma de negócios para o segmento, bem como nossos eventos de conteúdo, que trazem tendências internacionais para um mercado em crescimento.
Você poderia nos contar um pouco sobre seu histórico profissional na área de construção?

AB: Atuo no setor de feiras de negócios há 20 anos, passando por importantes empresas que organizam eventos ligados a diversos setores da economia e da construção. Minha experiência abrange os segmentos: metais e louças sanitárias, cerâmico, vidreiro, persianas, portas / portões e sistemas de proteção solar. Também morei no exterior, nos Estados Unidos, por cinco anos, e onde pude fazer especialização em Gestão e Marketing pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Você visitou recentemente a Batimat, de Paris, considerada um dos maiores eventos do mundo da construção civil. A feira contou com muitas novidades e soluções para eficiência energética e conforto térmico. Você acha que essa será uma tendência das empresas por aqui também?

AB: Com certeza, pois o mercado de construção sustentável vem crescendo e se desenvolvendo com muita rapidez no Brasil e no mundo. Cada vez mais empresas estão trilhando o rumo da ecoeficiência, uma vez que o ramo da construção civil é um dos mais importantes para a consolidação dos conceitos de sustentabilidade na sociedade. O tema eficiência energética não é só tendência na FEICON BATIMAT, mas uma realidade, já que teremos nesta edição a Ilha de Eficiência Energética, espaço para discussão e consulta sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos, que conseguem transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica.

O que podemos esperar da FEICON BATIMAT 2016, além da nova data? Vem mais novidades por aí?

AB: Simultaneamente ao evento, uma agenda paralela de palestras, debates, demonstrações, rodadas de negócios e congressos. Nossos expositores também virão com grandes surpresas, novidades e tendências.

Quem pode participar do evento? O cadastro é feito pelo site?

AB: O evento é destinado a profissionais do setor (arquitetos, engenheiros, construtores, varejistas, atacadistas, distribuidores e especificadores). O cadastro já pode ser realizado através de nosso site (www.feicon.com.br). Para facilitar ainda mais o acesso dos visitantes ao evento, disponibilizamos também a opção de impressão da credencial em casa.

Além de palco para lançamentos de produtos e novas tendências para o mercado, a FEICON BATIMAT também se tornou espaço para geração de conteúdo e novas experiências com a realização de Congressos e eventos paralelos. Quais serão os temas e atividades dentro do Salão este ano?

AB: Teremos espaços para várias palestras e debates sobre temas atuais ligados à construção civil. Serão realizados vários eventos paralelos, como:

17º Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção, principal premiação da construção, com reconhecimento das 50 melhores fabricantes de materiais de construção;

– Ilha Sustentabilidade Água, espaço de interatividade e grandes lançamentos para a economia de água;

Ilha de Eficiência Energética, espaço para discussão e consulta sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos, que conseguem transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica;

Ilha do Conhecimento, com palestras dos expositores sobre temas atuais da construção civil;

Casa Cerâmica, com a construção de uma casa seguindo um modelo de negócios, com resultados excelentes de alvenaria, lajes e coberturas;

Encontro de Negócios, espaço exclusivo para expositores fecharem negócios com os principais compradores do mercado

Premium Club Plus, programa de relacionamento com os compradores selecionados pelos próprios expositores com o intuito de realizar negócios em um espaço VIP;

Escola Varejo Anamaco, mostrando o modelo ideal de uma loja de material de construção;

Loja Conceito by Revenda, a melhor e mais completa loja de material de construção do país.

Workshops e Congressos:

1° Encontro Internacional Varejo de Material de Construção – Organizado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco);

– ConstruBR, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP)

– A Prática da Avaliação de Ciclo de Vida – ACV e Declaração Ambiental de Produto – EPD Verificada, organizado Fundação Vanzolini;

– Normas e sua aplicabilidade nos projetos de construção, organizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea);

– Produtividade e competitividade na Industria da Construção, organizado pelo SindusCon-SP

– Eficiência Empresarial, organizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças, e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi);

– Aumentar a Produtividade com Industrialização da Construção, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

O nome FEICON BATIMAT conta com o apoio e chancela das principais entidades do setor, prova disso é criação de um Conselho Consultivo. Qual a importância dessa iniciativa para melhorias e inovações dentro do evento?

AB: Um evento sólido começa com um Conselho Consultivo, que transmite credibilidade e pluralidade. Para atingir esse objetivo, formou uma verdadeira seleção de profissionais para trazer a melhor experiência para expositores, visitantes e congressistas. A FEICON BATIMAT conta com um Conselho Consultivo formado por parceiros mais representativos do mercado, como Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati); Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco); Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea); Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças, e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi); Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Siamfesp), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), além da jornalista e presidente da Editora Grau 10, Beth Bridi.

A FEICON BATIMAT é considerada pelas marcas expositoras um ambiente ideal para a geração de negócios e realização de networking. Qual o segredo para esse sucesso? Quais ações e iniciativas a organizadora do evento realizará com foco na geração de negócios?

AB: Estamos sempre focados em ações que gerem novos clientes e negócios aos nossos expositores. Um exemplo disso é o Premium Club Plus, iniciativa que reúne empresários com poder de decisão de compra em território nacional e internacional.

O evento recebe visitantes de todo o Brasil e até mesmo internacionais. Quais as facilidades e serviços serão disponibilizados ao visitante da feira?

AB: Temos vários serviços que facilitam a visita dos profissionais do setor. Entre eles, temos:

– Serviço de transporte gratuito: ônibus circulares de ida e volta ao Anhembi na saída da estação-Shopping do Terminal Rodoviário/Metrô Portuguesa/Tietê;

– Viagem e Hospedagem: preços de passagens e hospedagens para expositores, compradores e visitantes de outras cidades e estados, com descontos exclusivos;

– Necessidades especiais: Para os visitantes/compradores com dificuldades de locomoção ou deficientes, nós temos disponível: cadeiras de roda (motorizadas), área de estacionamento exclusiva, serviço preferencial para credenciamento, banheiros adaptados e rampas de acesso;

– Planejador de Visitas;

-Aplicativo Mobile, que ajuda os visitantes a localizar o seu estande de seu interesse, a fazer check-in; conhecer os expositores e muito mais. A plataforma também funciona em modo offline.

Em um momento altamente desafiador como o que vivemos no país atualmente, quais devem ser as palavras de ordem para quem organiza e promove eventos tão importantes como a FEICON BATIMAT?

AB: As feiras de negócios proporcionam uma oportunidade singular para troca de experiências, conexão de pessoas e geração de oportunidades entre profissionais do mercado e empresas. Neste sentido, a FEICON BATIMAT proporcionará ao público visitante a principal e mais completa plataforma de negócios para toda a cadeia produtiva da indústria da construção civil, gerando excelentes oportunidades de negócios e impulsionando o desenvolvimento da economia deste setor.

 

SERVIÇO
FEICON BATIMAT – SALÃO INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO
Data:12 a 16 de abril de 2016
Local:Anhembi – São Paulo
Horário:Terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 17h
Site: www.feicon.com.br