O Vidro nos Hospitais

por:

VIDRO CERTO

A importância da luz para a saúde

Tempo de leitura: 5 minutos

Você provavelmente já ouviu falar da importância da luz solar na nossa vida, mas você sabia que o acesso à luz natural pode ajudar no tratamento de pacientes internados?

Além das observações populares, alguns estudos realizados por pesquisadores constataram que pacientes internados com maior acesso à luz natural tiveram uma redução significativa em seus tempos de internação.

Em 2006, um estudo realizado pela Ph.D. Anjali Joseph com financiamento da Robert Wood Johnson Foundation, na Califórnia, concluiu que a exposição adequada à luz é essencial para a saúde e bem-estar tanto dos pacientes internados quanto para os profissionais da saúde que os acompanham.

Nesse estudo, os pesquisadores puderam observar que os pacientes com enfarto do miocárdio acompanhados em tratamento ficavam em média 2,3 dias internados em quartos claros enquanto pacientes internados em quartos escuros aumentavam essa média ara 3,3 dias internados.

Outro estudo, de 2014 realizado na Inglaterra pelo prof. Dr. David Strong também observou o mesmo padrão revisando outros estudos independentes: uma correlação entre o acesso o paciente à luz natural e uma redução considerável no seu tempo de internação no hospital, com recuperação pós-operatória mais rápida além do fato de que esses pacientes fizeram menos uso de medicamentos analgésicos.

Um terceiro estudo realizado em dois hospitais de Seul, na Coréia do Sul pelos pesquisadores Ju-Yoon Lee e Kyoo-Dong Song, constatou que os pacientes internados nas alas sul, com maior incidência de luz solar, puderam se recuperar mais rápido do que os pacientes que ficaram em recuperação nas alas norte, onde a incidência de luz solar era menor durante os dias.

As diferenças observadas entre a recuperação dos pacientes nas alas variam de acordo com cada motivo de internação, mas as médias dos hospitais demonstraram que os pacientes se recuperaram em média, entre 8% e 19,84% mais rápido nas alas com maior incidência de luz solar!

Com essas observações, os três estudos apontam para a importância da arquitetura hospitalar e da incidência de luz solar na recuperação dos pacientes, o que tem implicações variadas, tanto na parte financeira para o próprio hospital diminuindo os custos de internação, quanto os inúmeros benefícios de saúde observados no paciente.

E como parte essencial da arquitetura de um modo geral (e agora, como você sabe, também da arquitetura hospitalar!), o vidro pode trazer ainda mais benefícios para o hospital e as pessoas que por ele circulam!

Listamos abaixo algumas das diferentes aplicações e variedades de vidro que podem ser aliadas ao bem-estar e arquitetura hospitalar:

APLICAÇÕES

Banner mostrando o hospital Moriah em São Paulo com sua cúpula central feita de vidro.

Em Fachadas

O vidro traz diversas qualidades para a fachada de hospitais, não só iluminação natural, veja a seguir algumas outras que listamos:

• Iluminação natural – já observada cientificamente, auxilia na recuperação do paciente e no bem-estar dos funcionários

• Estética – o vidro transmite modernidade e elegância, passando confiança aos pacientes e familiares

• Eficiência energética – com maior incidência de luz natural, a necessidade de luzes artificiais cai e ambientes de uso comum acabam economizando energia.

• Sensação de amplitude – a aplicação de vidro nos ambientes traz uma sensação de amplitude para ambientes menores e, conforme o vidro escolhido, não deixa de trazer privacidade

• Isolamento acústico – o vidro ajuda a isolar acusticamente os ambientes, contribuindo para maior privacidade dos pacientes e seus familiares.

• Conforto – o uso de vidro nos quatros e salas de hospitais, como visto acima, traz maior amplitude de visão, iluminação natural e uma sensação de liberdade e segurança ao poder se ver o céu, o que traz uma sensação de maior conforto ao paciente e seus familiares

faixa_modelo_seg

SEGURANÇA

O uso de vidros de segurança temperados e laminados em ambientes de grande circulação ou onde possa haver impacto de pessoas como em escadas, sacadas, elevadores e passadiços trazem maior segurança para quem circula no hospital sem que percamos a elegância e o conforto do projeto arquitetônico.

PRIVACIDADE

Existem muitos modelos de vidros que podem ajudar na privacidade do paciente e dos trabalhadores. Inclusive, trazemos uma tecnologia muito interessante para os momentos necessários.

• Os vidros eletrocrômicos – possuem tecnologia que possibilita interagir com a corrente elétrica através de condutores e assim mudar de cor ou continuar transparente como em seu estado natural – podem trazer privacidade nos momentos em que são necessários, pois mudam sua transparência e cor com o tocar de um interruptor ou até mesmo ligado à incidência de luz natural que recebe (se programado para isso, claro)

• Isolamento acústico – vidros laminados ou insulados permitem a redução de som entre ambientes sem perder a visibilidade nem a sensação de amplitude e acesso à luz natural que são tão benéficos.

HIGIENE

Por ser liso e inerte, o vidro facilita a limpeza e higienização dos ambientes hospitalares, sendo uma ótima solução para portas e revestimentos de paredes de modo geral.

Como você pode ver acima, são inúmeros os ganhos de pacientes e toda a equipe hospitalar quando o hospital é bem iluminado e recebe raios solares! E para manter tanto a elegância, privacidade e saúde, o vidro é o melhor aliado dos arquitetos e equipe hospitalar!

por:

VIDRO CERTO

Referências:

The Impact of Light on Outcomes in Healthcare Settings. Anjali Joseph, Ph.D, disponível em: https://bit.ly/3djGZW8

Daylight benefits int healthcare buildings. Prof. DTG Strong, disponível em:  https://bit.ly/3dld28j

The Daylighting Effects in Hospital for Healing Patients. Ju-Yoon Lee e Kyoo-Dong Song, disponível em: https://bit.ly/2Q50hG0

 

logo_vidro_certo_300x300

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.