Portas de correr são opções para dividir ambientes de maneira sofisticada e elegante

 

Porta_Vision_03

 As portas de correr podem ser ideais para quem não possui muito espaço em casa. E para que não haja erro na hora da compra, a arquiteta Mericia Caldas e a designer Claudia Saraceni, em parceria com a Ideia Glass, apresentam um guia com os benefícios dos mais variados modelos

 

Muito utilizadas em casas e apartamentos que sofrem com problema de espaço, as portas de correr vão muito além de apenas dividir os ambientes. Elas proporcionam privacidade, proteção e ajudam a acabar com ruídos indesejados.

O item é muito utilizado na hora de separar cômodos, como cozinhas de lavanderias, salas de escritórios e varandas de salas de jantar, unindo funcionalidade, praticidade e beleza.

O mercado oferece diversas opções de portas que auxiliam na divisão de ambientes, como as de vidro, de embutir, as articuladas, sanfonadas entre outras. Mas como saber qual a opção ideal? Para que não haja erro na hora da escolha, a Ideia Glass, em parceria com a arquiteta Mericia Caldas e a designer Claudia Saraceni, montou um guia com dicas de como escolher o melhor modelo, explicando os benefícios de cada um.

Portas de correr

Porta_Vision_04

As portas de correr geralmente são fabricadas em vidro e podem ser usadas até mesmo na entrada da casa. De acordo com Claudia, esse tipo de divisória evoluiu muito com as ferragens externas de roldanas aparentes e com os tipos de vidros que o mercado oferece. “Ao optar por uma porta de correr, é possível escolher entre o vidro liso, jateado e serigrafado, o que além de agregar valor estético, colabora para a privacidade e segurança do local”, afirma.

Benefícios:

– Acabamento impecável;

– Privacidade;

– Prática manutenção;

– Fácil limpeza;

– Design moderno e requintado.

 

Portas de embutir

Também capazes de otimizar o espaço, as portas de embutir deixam ambos os lados livres de maneira que o vão de passagem não sofra interferência. Facilitando a mobilidade de pessoas já de idades e até mesmo de cadeirantes, esse modelo se oculta dentro da parede, não obstruindo os espaços. A arquiteta lembra que uma vez que a porta está instalada, as folhas podem ser substituídas a qualquer momento, sem quebrar nada e sem sujeira.

Benefícios:

– Podem ser instaladas em paredes de alvenaria e drywall;

– Instalação pronta e rápida;

– Maior segurança.

Portas articuladas

Porta_Flex_3

Conhecidas como articuladas, sanfonadas e camarões, esse modelo não possui perfil inferior, permitindo que, quando aberto, o pavimento fique totalmente livre de obstáculos ou sujeiras. Segundo a designer, essas peças são as mais usadas no mercado e, por isso, seu foco está na divisão de cômodos internos da casa.

Benefícios:

– Pode ser instada em ambientes de diferentes tamanhos;

– Maior abertura da porta;

– Facilidade na hora da passagem, em especial para cadeirantes;

– Fácil limpeza;

– Sem trilhos inferiores.

Cortinas

Uma solução mais econômica, as cortinas também são usadas para a divisão dos espaços. Com pouco apelo decorativo e sendo uma opção que suja e mancha com mais facilidade, as arquitetas afirmam que essa alternativa não é muito aconselhável. Mesmo possuindo uma grande variedade de estampas e cores, as cortinas devem ser escolhidas como uma solução temporária e não permanente.

Benefícios:

– Econômica;

– Variedades de cores e estampas;

– Fácil instalação.