Prêmio destacará melhores práticas em SST, essencial para a produtividade da construção

 

download (1)

Quando se fala em qualidade e produtividade na indústria da construção, a primeira associação que se faz é com a implementação de inovações visando à melhoria contínua dos processos construtivos e de gestão dos canteiros de obras e das construtoras.

Mas igualmente importante é cuidar preventivamente da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), pela simples e boa razão de que não fazê-lo deixará os trabalhadores vulneráveis a doenças ocupacionais e acidentes, e a empresa suscetível ao insucesso.

Uma gestão eficaz dos procedimentos relativos à SST pelas construtoras não se limita ao cumprimento das exigências das Normas Regulamentadores do Ministério do Trabalho, por si só bastante detalhadas e que exigem profissionais bem qualificados para implementá-las a contento nas empresas.

A gestão desses procedimentos precisa ir além e implementar uma série de boas práticas nos canteiros de obras. Para seu sucesso, elas devem buscar permanentemente o engajamento de todos os níveis hierárquicos da empresa, desde os ajudantes nas obras até a alta direção.

Outra condição indispensável é que essas práticas estejam sintonizadas com as necessidades do momento. Exemplos recentes são as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e as orientações sobre a utilização do celular nos canteiros.

Com o objetivo de reconhecer e divulgar as melhores práticas em SST das construtoras paulistas, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), em parceria com o SindusCon-SP (Sindicato da Construção), abriu as inscrições para a quarta edição do Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho.

Poderão concorrer obras de edificações residenciais, comerciais, industriais, esportivas, portuárias, aeroportuárias, educacionais e hospitalares, bem como obras de arte, tais como pontes e viadutos, em três categorias:

Controle de Perigos e Riscos no Canteiro, premiando as melhores ações adotadas em favor da segurança dos trabalhadores;

Controle da Saúde no Canteiro, reconhecendo as práticas exemplares de manutenção da saúde coletiva dos trabalhadores;

Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra, destacando as ações meritórias que minimizem os transtornos à vizinhança e diminuam o impacto ambiental.

Também serão premiados o (a) Trabalhador (a) Modelo e a Personalidade do Ano. A Comissão Julgadora será composta por profissionais de notório saber em SST da Poli-USP, Engenharia do Mackenize, Santa Casa-SP, Ciências Médicas-Unicamp, IPT, Senai-SP e Sesi-SP.

Nesta edição, o prêmio terá uma novidade para incentivar a participação de empresas de todos os portes. O Estado de São Paulo foi dividido em sete regiões. Assim, os cases inscritos concorrerão somente com projetos de sua região. Isso permitirá às empresas competirem em maior igualdade de condições.

As três edições anteriores mostraram que a participação no Prêmio Seconci-SP funciona como altamente mobilizadora das equipes de cada empresa. Além disso, a premiação terá ampla divulgação, para que toda a construção e a opinião pública conheçam os bons exemplos e práticas na prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais em nossos canteiros.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 22 de julho pelo site www.premioseconci-sp.com.br . Inscreva as obras de sua empresa, pois, neste tempo de crise, a Saúde e a Segurança do Trabalho são indispensáveis para a sobrevivência, o fortalecimento e a elevação da produtividade das nossas empresas.