Quem decora por Camila Klein: 3 ideias para usar vidros na decoração


Matéria publicada pela Revista Quem, em 23.03.2016

 

Na coluna da semana, a arquiteta Camila Klein mostra diversas utilidades dos vidros no décor do lar

O vidro é um material versátil que permite criar divisórias, portas, está presente em acessórios decorativos, complementa quase que de forma universal qualquer outro, cria transparências, valoriza a iluminação e a amplitude do espaço.

Nos nossos projetos, ele é onipresente: ideal para ambientes corporativos, áreas de serviço, áreas molhadas, salas de estar e até mesmo quartos. Em apartamentos compactos, ele pode dividir ambientes de forma a não compremeter a metragem e a sensação de amplitude. Separei três dicas de uso de vidro em nossos projetos de decoração para você se espelhar! Confira abaixo:

vidro_deco1

Neste studio com 34 m² de área útil, propusemos a separação do living e home office do quarto, sala de jantar e cozinha por uma porta de correr de vidro, instalada em um trilho. Esta porta, quando aberta, permite que o living se transforme em home theater: é só mudar a posição do painel giratório, acima da lareira ecológica. Outro material que simula a transparência do vidro, mas bem mais resistente e por isto é usado na fabricação de mobiliário, é o acrílico. Neste ambiente de jantar, colocamos estas cadeiras de design Verner Panton em volta da mesa: atemporais!

vidro_deco2

O closet “aberto” é uma proposta que adoro, e sempre a sugiro aos meus clientes para tornar o espaço mais elegante e contemporâneo. Neste caso, o closet tem apenas uma porta sanfonada de vidro fumê em tom acobreado, dando ainda mais sofisticação ao espaço. Na sua casa, sugiro que você dê preferência ao vidro com algum tipo de tratamento de cor (tons de ferrugem, terra, cinzas) para dormitórios, closets ou salas mais íntimas para  tornar o ambiente acolhedor.

vidro_deco3

No exemplo acima, a sala de espera de um escritório de advocacia em São Paulo, projetamos estas paletas de vidro, para separar esta sala do corredor. Observe como o contraste do vidro com o couro rústico e a madeira escura, elementos extremamente opostos ao material transparente e brilhante que o vidro é, fica incrível!

Aposte no vidro como um detalhe transformador da sua casa ou empresa!