Quem não gosta de uma lareira acesa para espantar o frio?
No mercado, há diversos modelos para harmonizar em todos os tipos de decoração e atender requisitos específicos dos mais variados espaços.
Há quem prefira o fogo originado da lenha e opte pelos modelos tradicionais. Outros priorizam a praticidade na manutenção do fogo e a limpeza e escolhem os modelos mais modernos, como as lareiras a gás e elétrica. Mais recentemente surgiu a lareira ecológica, cuja fonte para o fogo é o gel.
Em qualquer tipo de lareira o vidro pode ser utilizado. Seja integrado à estrutura da lareira ou simplesmente como proteção móvel, o vidro pode ser fundamental para a segurança, bem-estar e decoração.
Na questão da segurança, o vidro torna-se uma barreira à propagação da fumaça e também impede faíscas de saltar para fora da lareira. Ao contrário do que muitos pensam, o vidro resiste a altas temperaturas e a choque térmico, sendo assim perfeitamente apropriado para essa finalidade.
Além de colaborar na segurança, o vidro tem papel importante como propagador do calor, contribuindo para o aquecimento dos ambientes.
O vidro, por seus atributos de leveza e transparência, é um elemento atemporal que dá um toque de contemporaneidade à decoração.
Nas lareiras, os tipos de vidro que podem ser utilizados são o vidro temperado ou o vidro cerâmico.