Piscina é um item apreciado em todo lugar. Seja em casa, na cidade, campo ou praia, em hotel ou clube, piscina é, além de garantia de diversão, um elemento que contribui para a beleza do entorno.
Quando a piscina tem paredes ou visores de vidro ganha um atributo adicional pois proporciona interação entre os ambientes interno e externo.
A piscina que prevê uso do vidro pode seguir vários padrões:
- Ter o material em uma ou mais paredes laterais;
- Ser projetada para ser feita inteiramente com o material;
- ser parcialmente enterrada e dispor de alguns recortes de vidro;
- estar totalmente acima do solo;
- utilizar vidro plano;
- utilizar vidro curvo.
Um tipo bastante encontrado nas grandes cidades é a piscina de vidro suspensa, geralmente construída na cobertura de edifícios.
As piscinas com vidro também podem ser integradas à área interna da edificação, seja pelo piso ou pelas laterais, criando um ambiente iluminado e divertido.
Para garantir a segurança no emprego do vidro em piscinas é essencial contar com um especialista que irá definir as corretas dimensões do material para que possa resistir a pressões e cargas importantes. O vidro laminado para piscina tem uma espessura maior do que o tradicional, que pode ainda ser aumentada de acordo com as dimensões de cada peça e a profundidade em que será instalada.
Segundo a ABNT NBR 7199 – Vidros na construção civil, a aplicação de vidro em piscina requer um vidro laminado. Nota-se que é comumente utilizado o vidro laminado de temperado, mais resistente a altas pressões.
Além de todo o cuidado com a especificação, é necessário um plano de manutenção periódica em que serão conferidas as juntas de vedação para avaliar se não existe infiltração; e limpeza, realizada com praticidade graças à superfície lisa do vidro, que evita o acúmulo de bactérias, fungos e sujeira.