VIDRO FLOAT

O vidro float comum – também chamado de vidro recozido – é aquele que ainda não recebeu nenhum tipo de beneficiamento. Recozimento é o processo de resfriamento controlado para evitar a tensão residual no vidro e é uma operação inerente ao processo de fabricação do vidro float. A norma ABNT NM 294 estabelece a definição do vidro float como: “vidro de silicato sodocálcico, plano, transparente, incolor ou colorido em sua massa, de faces paralelas e planas, que se obtém por fundição contínua e solidificação no interior de um banho de metal fundido”.

O vidro float comum pode ser cortado, usinado, perfurado, curvado, afiado e polido. A partir das chapas de vidro float é possível fazer uma série de processamentos, que geram alguns […] tipos de vidro […], tais como: curvo, laminado, temperado, insulado, acidado, jateado, pintado, serigrafado, anti-bactéria, autolimpante, fotovoltaico.”

Esse texto foi retirado do Manual Técnico do Vidro Plano. Para saber mais sobre esse ou outros tipos de vidro, faça o download na sessão de “Guias e Normas”.

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.