O que é a ABNT e
seus Comitês Técnicos?

por:

Flávia Baldini

Tempo de leitura: 4 minutos

ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é uma associação privada que teve origem em 1940 com a premissa de ser o órgão responsável pelo elaboração e controle de normas e regras técnicas que visam garantir padrão de qualidade, eficácia e segurança na indústria, comércio, prestação de serviços ou no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. 

Usadas para garantir a uniformidade da produção, as normas ABNT costumam ser baseadas em normas internacionais ISO – International Organization for Standardization – e IEC – International Electrotechnical Commission – por exemplo, ou em estudos e trabalhos científicos de setores específicos. 

Comitês Técnicos ABNT 

Os Comitês Técnicos da ABNT são órgãos da estrutura da ABNT que tem como objetivo coordenar, planejar e executar as atividades de normalização de cada área de interesse, de modo a garantir a qualidade das normas e a sua revisão periódica para que estas se mantenham sempre atualizadas e em conformidade com normas similares internacionais e adaptadas à realidade brasileira. 

Os Comitês Técnicos são uma composição de Comitê Brasileiro, Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE), sendo este último parte dos dois primeiros. 

É voluntária e aberta a participação nestes comitês, sendo possível a qualquer pessoa o cadastro e o acompanhamento dos trabalhos. Normalmente, os comitês são formados por diversas entidades da classe interessadas na norma em questão, como representantes de órgãos públicos e privados, fabricantes, distribuidores, prestadores de serviço e pessoas da área acadêmica. 

Quando há a manifestação de uma demanda específica, é feita a avaliação de sua viabilidade e, quando pertinente, a nova solicitação é encaminhada ao comitê responsável e, na ausência deste, é criado um novo comitê para atender esta demanda e dar início aos trabalhos de revisão e/ou criação de uma nova norma NBR. 

Comitês com participação do setor do Vidro  

O principal comitê de participação do vidro é o Comitê Brasileiro de Vidros Planos, chamado de ABNT/CB – 037, que atualmente é secretariado pela Abravidro. Este comitê tem sob sua responsabilidade as normas ABNT NBR 7199: 2016 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, a ABNT NBR 14697:2001 – Vidros Planos, ABNT NBR 14698:2001 – Vidro Temperado, entre outras. 

 

As entidades do vidro também participam ativamente em diversas comissões de estudo que exemplificamos algumas: Comissão de Estudo da ISO 9050 (Glass in building Determination of light transmittance, solar direct transmittance, total solar energy transmittance, ultraviolet transmittance and related glazing factors) de Eficiência Energética e Desempenho Térmico nas Edificações, norma que aborda as propriedades térmicas do vidro e suas medições e está sendo adaptada à realidade brasileira; do Grupo de Trabalho de Esquadrias e Vidros, traduzindo a ISO 10077, que aborda a eficiência energética das esquadrias; da Comissão de Estudos de Iluminação Natural, revisando a ABNT NBR 15215; que são parte do ABNT/CB – 002 Construção Civil, entre outras. 

 

Gostou deste texto? Então, você pode se interessar por estes também!

por:

Flávia

logo_vidro_certo_300x300

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.