VIDRO
Termoendurecido

Mesmo não sendo considerado como um vidro de segurança, o vidro termoendurecido recebe tratamento térmico pra alcançar maior resistência que o vidro float porém não chegando a ter a resistência do vidro temperado. 

A sua produção se diferencia na alteração na regulagem do forno de têmpera no processo de resfriamento, enquanto o vidro temperado passa por um aquecimento e resfriamento rápido, o tornando mais resistente mecanicamente e a choques térmicos, já o vidro termoendurecido não sofre essas tensões tão elevadas e por isso não tem suas propriedades ópticas e térmicas alteradas e, consequentemente, suas fissuras se espalham mais lentamente. Essa característica faz com que ele seja utilizado para compor vidros laminados. 

Importante ressaltar que esse tipo de vidro precisa passar por qualquer pré-processamento, seja corte ou lapidação por exemplo, antes de passam pela têmpera e são comumente utilizados em coberturas e fachadas em composição com vidros de segurança. 

Em 2020 foi publicada pela ABNT a norma técnica para o vidro termoendurecido ou semi temperado, a ABNT NBR 16.918, onde são definidos requisitos, métodos de ensaio e outras especificações que visam a durabilidade e qualidade desse tipo de vidro. 

Aprimore
seus conhecimentos!

Conheça o curso:
Tipos de vidro mais utilizados

Float

CONTEÚDO
CERTO!

Encontre o Guia ou Manual Certo para ajudar você a especificar corretamente o vidro na hora dos seus projeto! 

logo_vidro_certo_300x300

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.