VIDRO
Plumbífero

Este vidro é utilizado em ambientes e equipamentos que estejam expostos a radiação ionizante muito prejudicial à saúde. Sua composição contém chumbo e bário, elementos capazes de bloquear a transmissão da radiação.

Seu uso em clínicas médicas e hospitais garante a visibilidade aos procedimentos ao mesmo tempo que protege os operadores de equipamentos em salas de raio x, radiologia, radioterapia e outros tratamentos similares. Em aeroportos, portos e fronteiras também são utilizados em áreas de inspeção que utilizem algum tipo de radiação. 

A instalação deste tipo de vidro, que não é fabricado no Brasil, exige um projeto de radioproteção para avaliar o nível de exposição do ambiente e profissionais especializados, além de diversas peças de proteção, que muitas vezes são fornecidos em conjunto com o vidro. 

A norma ABNT NBR 61.331 Dispositivos de Proteção contra radiação-X para fins de diagnósticos médicos, define parâmetros mínimos exigidos para garantir a qualidade do vidro e a proteção e saúde dos profissionais que estão constantemente expostos à radiação ionizante, com transparência maior que 85% e conter chumbo na proporção de no mínimo 22% de sua espessura. 

Aprimore
seus conhecimentos!

Conheça o curso:
Vidros de Uso Específico

Banner-Vidros de Uso Específico (1)

CONTEÚDO
CERTO!

Encontre o Guia ou Manual Certo para ajudar você a especificar corretamente o vidro na hora dos seus projeto! 

logo_vidro_certo_300x300

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.