VIDRO LAMINADO

“Existem diferentes tipos de vidro laminado. O mais amplamente utilizado na construção civil é o laminado composto de uma camada de PVB (polivinil butiral) e dois vidros float. O PVB é um plástico, composto de uma ou mais camadas, que é intercalado entre duas folhas de vidro, podendo ser o vidro laminado ou multilaminado (com mais de duas camadas de vidro).

Pode-se produzir o vidro laminado a partir de combinações de vidro float, impresso, estirado, aramado polido e aramado impresso, além de policarbonato e acrílico em chapas.

Para ser classificado como vidro de segurança, o vidro laminado deve ser submetido ao ensaio de resistência ao impacto, estabelecido na NBR 14697. A norma também especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio de durabilidade e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira.

A camada intermediária é definida pela NBR 14697 como o “material que atua como um adesivo e separador entre as chapas, que pode conferir ao produto acabado características como: resistência ao impacto, resistência ao fogo, controle da luz solar e isolamento acústico”. Além de PVB, os vidros laminados podem ser compostos de filmes de EVA (Etileno Acetato de Vinila) e resinas.

O principal benefício desse sistema é seu desempenho em situações de impacto. Quando ocorre a quebra, os vidros laminados mantêm seus fragmentos firmemente colados na camada de PVB. Normalmente, os fragmentos permanecem no local até a substituição do vidro ser conveniente. Dessa forma, a principal aplicação dos vidros laminados ocorre em situações em que a abertura não pode permanecer desprotegida ou os cacos não podem se soltar em caso de quebras, tais como em portas e janelas internas, pisos, escadas e guarda-corpos.

[…]

A camada de PVB garante outros benefícios para esse sistema, como a redução na transmitância sonora, particularmente nas altas frequências, e a redução da radiação ultravioleta em até 99%.”

Esse texto foi retirado do Manual Técnico do Vidro Plano. Para saber mais sobre esse ou outros tipos de vidro, faça o download na sessão de “Guias e Normas”.

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.