VIDRO TEMPERADO

O vidro temperado é produzido artificialmente pela indução de estresses ao vidro, por meio do aque- cimento da chapa a altas temperaturas (em torno de 620°C), seguido de um resfriamento rápido. Esse processo, chamado de têmpera, confere ao vidro uma resistência cerca de 4 a 5 vezes maior do que o vidro float comum.

Devido às suas características, o vidro temperado é ideal para uso em sistemas de envidraçamento estrutural, quando é parafusado ou quando utiliza sistema de engate fixo, como observado na foto abaixo. Esse sistema também é indicado para áreas com alto nível de estresse térmico. As dimensões e os furos devem ser previamente efetuados na folha de vidro, pois é impossível realizar modificações físicas após o processo de têmpera, ou seja, o vidro temperado não pode ser cortado nem furado.

Além disso, o sistema é especialmente de- senhado para alcançar alto nível de desem- penho para resistir ao fogo. Entre os vidros de segurança, o vidro temperado possui uma vantagem em relação aos demais, que ele pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos. Esse tipo de aplicação pode ser visto em portas e vitrines de lojas, por exemplo.

O vidro temperado pode ser produzido a partir de um vidro de controle solar, garantindo ainda bom desempenho térmico. O sistema ainda pode ser curvado, laminado e insulado.

Os cuidados com o uso e aplicação devem ocorrer principalmente para evitar o efeito da “quebra espontânea”, que pode ocorrer quando um choque indevido durante o transporte, instalação ou mau dimensionamento da peça de vidro. Nesse caso, as tensões internas do vidro podem ser afetadas, ocasionando a ruptura do vidro mesmo muito tempo após a sua instalação. Na prática, o vidro não se quebra espontaneamente. A ruptura do vidro temperado pode ocorrer em decorrência de falhas no processamento, ou no transporte ou instalação.

A norma da ABNT que trata dos requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado é a NBR 14698. Em relação às aplicações do vidro temperado, vale lembrar também da existência das normas de guarda-corpos (NBR 14718) e boxes para banheiros (NBR 14207).

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.