Tendências para a construção civil em 2024

Design Passivo

por:

Equipe Vidro Certo

Tempo de leitura: 4 minutos

A pauta da sustentabilidade ganhou muito destaque no final de 2023. Seja por eventos globais como a COP28 ou o número crescente de catástrofes climáticas, a população passou a cobrar mais comprometimento de governos e empresas com relação a este tema. E no setor da construção civil não poderia ser diferente! 

Para 2024 arquitetos, construtoras, engenheiros e demais agentes do setor vão precisar  focar mais no Design Passivo.

Afinal, o que é o Design Passivo? 

É uma série de princípios que orientam os profissionais à otimização da relação entre o meio ambiente e a construção. Sempre promovendo o uso de elementos naturais como a luz solar, sombreamento, os ventos e águas da chuva para oferecer itens como iluminação, conforto térmico e ventilação. 

Como aplicar o Design Passivo no projeto? 

O ideal é que ele seja pensado já na fase de concepção do projeto, uma vez que é necessária a análise do terreno e orientação solar, por exemplo, porém, é sempre possível pensar na otimização das edificações que já estejam concluídos ou mesmo em andamento. 

Quais as vantagens do Design Passivo? 

Como se basear na sinergia entre a construção e os recursos naturais à disposição, quando falamos sobre conforto térmico, por exemplo, o Design Passivo irá promover um ambiente confortável tanto no verão como no inverno para ter algo agradável ao longo de todo o ano.

Por outro lado, quando olhamos para o consumo, percebemos que o Design Passivo pode ser mais econômico pois esta mesma sinergia será benéfica para a redução do uso de ar-condicionados, iluminação artificial e até mesmo uso da água, uma vez que os projetos que se utilizam deste conceito geralmente preveem o uso de sistemas de captação de águas da chuva, por exemplo.

E como o Vidro conversa com o Design Passivo?

O vidro é um forte aliado do Design Passivo pois, logo em primeira análise conseguem otimizar a temperatura dos ambientes, como é possível estudar no nosso Guia de Eficiência Energética ou até mesmo nas aulas do Educavidro

Além do mais, o uso dos vidros no Design Passivo é essencial para garantir a otimização da luz natural nos ambientes onde podemos pensar em aplicações como claraboias e coberturas, fachadas e até mesmo piscinas. Vidros de controle solar ou insulados podem proporcionar a entrada de luz ao mesmo tempo que diminuem a entrada de calor nos ambientes.

Nesta discussão, podemos até mesmo pensar na utilização de vidros sob uma perspectiva energética, usando vidros fotovoltaicos que farão com que a edificação também produza energia.  

A construção em 2024 passa, essencialmente, pelo vidro.

De uma maneira geral, quando pensamos no meio ambiente, na construção civil e como unir estes dois universos, precisamos pensar no vidro. Seja no design passivo ou em outras tendências, o vidro será um aliado poderoso para a redução da pegada de carbono das construções e do consumo de energia uma vez que o projeto preconize práticas sustentáveis e as pessoas usufruam dos ambientes de modo consciente, sejam eles comerciais ou residenciais. 

por:

Equipe Vidro Certo

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.