SACADA

banner_sacada_3

Se você deseja dar mais utilidade e permanecer por mais tempo na sacada da sua residência, envidraçá-la pode ser uma excelente solução!

Muitas pessoas fazem questão de ter sacada em seus lares, principalmente em apartamentos nas grandes cidades, pois é o espaço que proporciona maior conexão com o mundo externo. É a sensação de bem-estar ao observar uma paisagem, receber o sol na pele ou simplesmente tomar um ar.

A sacada envidraçada pode ainda se tornar um espaço para escritório ou sala de jantar, ou ser a extensão de uma sala de estar ou cozinha. Além disso,  pode proteger as famosas sacadas gourmet, com churrasqueiras, de chuvas ou ventos fortes, quando a aplicação do vidro é feita da maneira correta.

É importante lembrar que o envidraçamento deve respeitar a ABNT NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas: requisitos e métodos de ensaio, que determina o uso de vidro de segurança para esta aplicação. É necessária uma avaliação de especialista para que se escolha o vidro temperado ou laminado, conforme regiões apontadas na norma.

Seja qual for a utilidade que a sacada receberá, o envidraçamento certamente contribuirá para o isolamento acústico e pode contribuir para a proteção contra raios solares, quando o vidro instalado for o laminado e/ou o refletivo laminado (aumentando ainda mais o conforto térmico), e contra chuvas e ventos fortes.

Conforme mencionado no Guia de Envidraçamento de Sacadas da Abividro:

“Essa medida também necessita de aprovação em reunião de condomínio e a supervisão de um engenheiro, que irá emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – ou seja, assumirá os riscos e a responsabilidade quanto à execução da reforma.

É necessário que as estruturas da sacada e do guarda-corpo estejam aptas a receber o peso adicional provocado pelos vidros. Lembrando que um vidro de 10 mm de espessura (comumente utilizado nesse tipo de fechamento) pesa cerca de 25 kg/m². Se o projeto do edifício não estiver preparado para essa carga, poderá haver ruptura do guarda-corpo ou da estrutura da sacada.”

logo_vidro_certo_300x300

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.