VIDRO
CONTROLE SOLAR

Vidros de controle solar são os melhores vidros para fachadas e janelas. Ele reduz a entrada de calor externo ou saída de calor no ambiente protegido, filtrando parte dos raios solares enquanto permite a passagem da luz solar.

Estes vidros, após produzidos, são submetidos a um processo de aplicação de revestimento metálico, imperceptível a olho nu, em sua superfície.

Com a tecnologia de revestimento que existe atualmente, é possível ter vidros com alto desempenho térmico, diversas colorações de massa de vidro (incolor, verde, cinza) e de metal refletido (mudando tons do produto final), criando muitas possibilidades de valorização de imóveis e ambientes sem perder a eficiência e contato visual com o exterior ou mesmo privacidade.

Esta versatilidade de cores e beleza do produto final leva o mesmo a ser a escolha do consumidor mesmo quando não tem o objetivo de proteger de calor. É largamente utilizado em box para banho, na indústria moveleira e em divisórias internas quando se busca privacidade de ambientes.

Como normalmente se busca a eficiência energética com o uso de vidro de controle solar, recomenda-se a aplicação de forma insulada, que proporciona ainda mais isolamento térmico. Mas, existem diversas opções, sendo as mais comuns no Brasil as aplicações laminado e temperado em função da segurança que elas proporcionam ao usuário.

Alguns vidros de controle solar também podem ser curvados e passar por outros processos como curvamento, serigrafia e pintura a frio.

As principais aplicações dos vidros de controle solar ocorrem em janelas, fachadas e coberturas en-vidraçadas, permitindo maior área de abertura, sendo o vidro mais eficiente na proteção contra o calor.

A norma da ABNT NBR 16023 (Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio) é a referência para este tipo de aplicação.

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.