Você provavelmente já ouviu falar da importância da luz solar na nossa vida, mas você sabia que o acesso à luz natural pode ajudar no tratamento de pacientes internados?
Além das observações populares, alguns estudos realizados por pesquisadores constataram que pacientes internados com maior acesso à luz natural tiveram uma redução significativa em seus tempos de internação.
Em 2006, um estudo realizado pela Ph.D. Anjali Joseph com financiamento da Robert Wood Johnson Foundation, na Califórnia, concluiu que a exposição adequada à luz é essencial para a saúde e bem-estar tanto dos pacientes internados quanto para os profissionais da saúde que os acompanham.
Nesse estudo, os pesquisadores puderam observar que os pacientes com enfarto do miocárdio acompanhados em tratamento ficavam em média 2,3 dias internados em quartos claros enquanto pacientes internados em quartos escuros aumentavam essa média ara 3,3 dias internados.
Outro estudo, de 2014 realizado na Inglaterra pelo prof. Dr. David Strong também observou o mesmo padrão revisando outros estudos independentes: uma correlação entre o acesso o paciente à luz natural e uma redução considerável no seu tempo de internação no hospital, com recuperação pós-operatória mais rápida além do fato de que esses pacientes fizeram menos uso de medicamentos analgésicos.
Um terceiro estudo realizado em dois hospitais de Seul, na Coréia do Sul pelos pesquisadores Ju-Yoon Lee e Kyoo-Dong Song, constatou que os pacientes internados nas alas sul, com maior incidência de luz solar, puderam se recuperar mais rápido do que os pacientes que ficaram em recuperação nas alas norte, onde a incidência de luz solar era menor durante os dias.
As diferenças observadas entre a recuperação dos pacientes nas alas variam de acordo com cada motivo de internação, mas as médias dos hospitais demonstraram que os pacientes se recuperaram em média, entre 8% e 19,84% mais rápido nas alas com maior incidência de luz solar!
Com essas observações, os três estudos apontam para a importância da arquitetura hospitalar e da incidência de luz solar na recuperação dos pacientes, o que tem implicações variadas, tanto na parte financeira para o próprio hospital diminuindo os custos de internação, quanto os inúmeros benefícios de saúde observados no paciente.
E como parte essencial da arquitetura de um modo geral (e agora, como você sabe, também da arquitetura hospitalar!), o vidro pode trazer ainda mais benefícios para o hospital e as pessoas que por ele circulam!
Listamos abaixo algumas das diferentes aplicações e variedades de vidro que podem ser aliadas ao bem-estar e arquitetura hospitalar: