GUARDA-CORPO

VC_banner_guarda_corpo

Guarda-corpo é um item essencial para garantir a segurança das pessoas e animais evitando quedas. Podem ser instalados em ambientes com desníveis como escadas, mezaninos, varandas, terraços, piscinas e em grandes vãos que conectam andares, como os existentes em shopping centers, hotéis ou hospitais.

O uso de vidro no guarda-corpo em ambientes externos permite que a visualização de uma paisagem não se perca ou sofra grandes interferências visuais; quando pensamos em ambientes internos, permite a integração entre eles.

Outras vantagens de utilizar o vidro em guarda-corpos estão na possibilidade de poder combiná-lo com diversos tipos de materiais na sua composição, a passagem de luz e a fácil limpeza.

Para garantia da segurança, o correto é a utilização de vidros laminados, aramados ou insulados compostos por vidros laminados e/ou aramados, conforme determina a ABNT NBR 7199 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, pois somente esses vidros são capazes de manter o vão fechado mesmo em caso de quebra.

ATENÇÃO: Guarda-corpos de vidros laminados compostos por chapas de vidro comum devem ser encaixilhados em alumínio ou aço inox e fixados com silicone estrutural. Já aqueles de vidro laminado compostos por chapas de vidro temperado (laminado de temperado) podem ser instalados por fixadores botões, pontaletes, spider, torres ou ainda  embutidos na base.

Para mais informações sobre guarda-corpos, consulte a ABNT NBR 14718 -Esquadrias — Guarda-corpos para edificação — Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio, que determina, por exemplo, a altura mínima de um guarda-corpo em relação à zona de estacionamento normal (ZEN) de, 1,10 m.

VALOR
CERTO

ASSOCIADO
CERTO

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS!

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.