MÓVEIS

Os móveis são uma expressão de design, criatividade e versatilidade sendo uma espécie de arte em conjunto com a decoração de ambientes onde eles estarão inseridos.

O vidro compõe diversos projetos: mesas de jantar e de centro; portas; prateleiras; armários de quartos, de cozinhas e de banheiros; em cristaleiras; escrivaninhas; aparadores e onde mais a imaginação deixar.

O vidro atribui modernidade e elegância à decoração por suas características. Quando é incolor passa leveza ao ambiente. O vidro pintado pode atender a requisitos específicos da decoração tornando a atmosfera mais alegre ou luxuosa. Vidro texturizado ou aramado pode bloquear a visão, deixando a luz atravessar, o que os tornam especialmente indicados para portas de armários. São infinitos os usos, mas é sempre oportuno lembrar que a preferência deve ser por vidros de segurança que evitam acidentes graves.

Os espelhos, também muito usado em móveis, são aplicados para ampliar espaços, atrair atenção e refletir a iluminação.

Algumas das aplicações de vidros e espelhos em mobília são normalizadas pela ABNT, focando na segurança e defesa dos usuários. As normas ABNT NBR 14488 – Tampos de vidro para móveis – Requisitos e métodos de ensaio e ABNT NBR 14564 – Vidros para sistemas de prateleiras – Requisitos e métodos de ensaio definem espessuras mínimas para determinados tipos de vidro e suas respectivas utilizações. Abaixo algumas delas:

Aplicação

Tipo de vidro

Espessura mínima (mm)

Prateleira

Comum

6

Impresso

6

Temperado

4

Laminado

6

Tampo de mesa de centro

Comum

8

Temperado

6

Laminado

10

Tampo de mesa de jantar

Comum

6

Temperado

4

Laminado

6

Em caso de portas de armários, se o vidro for instalado acima de 1,10 m, ele pode ser um vidro comum, porém, deverá estar encaixilhado ou colado em todo o seu perímetro e possuir a espessura mínima de 3 mm. Caso o vidro esteja abaixo de 1,10 m do piso, ele obrigatoriamente deverá ser um vidro de segurança (temperado ou laminado). Os cálculos de espessuras mínimas para portas encontram-se disponíveis no Manual Técnico do Vidro Plano. (arquivo PDF)

Apesar das normas não exigirem sugerimos ao consumidor avaliar investir em um vidro de segurança, temperado ou laminado que proporcionam mais segurança sem alterar as características dos projetos.

CONTEÚDO
CERTO!

Encontre o Guia Certo para ajudar você a especificar corretamente o vidro na hora dos seus projeto! 

SEGURANÇA
NAS EDIFICAÇÕES

VC_banner_fachada

PARA CADA AMBIENTE EM UMA EDIFICAÇÃO, EXISTE O VIDRO IDEAL QUE TRAZ SEGURANÇA E PROTEÇÃO PARA AQUILO QUE É MAIS PRECIOSO NA SUA VIDA.

Preenchendo o formulário abaixo você irá receber seu Guia direto no e-mail e autoriza o Portal Vidro Certo a utilizar o e-mail cadastrado na Newsletter.

logo_vidro_certo_300x300

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.