Economia de energia com vidro de controle solar

Como usar este mapa?

Desenvolvido pelo professor Dr. Fernando Westphal, o mapa de economia de energia com vidro de controle solar mostra quanto é possível economizar de energia por m² de fachada aplicando vidros de controle solar.

Este ambiente simula um escritório, sala comercial ou quarto com um aparelho de ar-condicionado de 12.000 btus que funcionará sempre que a temperatura interna ficar superior a 23°C.

O resultado em é expresso em KWh/m². ou seja, quanto 1 m² de janela com vidro eficiente economizará de energia elétrica durante um ano.

Com resultado obtido do mapa é só calcular o retorno (payback) médio do investimento adicional para colocar um vidro de controle solar ao invés de um vidro comum.

Neste vídeo ilustrativo, é possível ver como usar o Mapa de Economia de Energia. Caso fique com alguma dúvida, sempre recorra a ele.

Escrita pelo Professor Doutor Fernando Westphal esse material apresenta todo o cálculo por trás do mapa desenvolvido. Para visualizar e baixar, basta clicar em “FICHA TÉCNICA” abaixo.

Ficha técnica

Calcule sua economia!

FAQ

DÚVIDAS FREQUENTES

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.

O vidro temperado recebe um tratamento térmico, no qual é aquecido e resfriado rapidamente, que o torna 5 vezes mais resistente à quebra que um vidro comum. Em caso de quebra, se estilhaça em pequenos pedaços sem ponta, o que evita acidentes. Todo vidro furado ou autoportante precisa ser temperado para que não quebre facilmente. Um bom exemplo de aplicação são os boxes de banheiro.

 

Saiba mais clicando aqui!

Para quem quer fachadas, guarda-corpos, coberturas ou pisos de vidro, a segurança deve ser um fator de escolha do produto. O vidro laminado é composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película de alta resistência (como o PVB – Polivinil Butiral). Em caso de quebra, os cacos ficam retidos nessa película, o que evita que pessoas e objetos ultrapassem o vão.

Já o vidro laminado acústico é composto por duas chapas de vidro intercaladas por um PVB (Polivinil Butiral) especial (acústico) e, por isso, funciona como um excelente isolante acústico, ou seja, garante uma poderosa proteção contra ruídos.

 

Saiba mais clicando aqui!

É o conjunto de dois vidros separados por uma camada de ar ou gás, conferindo redução na propagação de som, na entrada de calor e uma infinidade de combinações decorativas. Largamente utilizado na construção civil dos países europeus, o vidro duplo está presente no nosso dia a dia, como por exemplo, na porta dos freezers e refrigeradores (com a função de isolação térmica). O vidro duplo é indicado para se ter o melhor desempenho em relação às trocas de calor entre os ambientes ou ainda para oferecer conforto acústico. Quando combinado com os vidros de proteção solar para reduzir a entrada de calor e controlar a luz, tem o seu desempenho potencializado.

 

Saiba mais clicando aqui!

Diferentes de um vidro comum, os vidros de proteção solar recebem camadas metalizadas em seu processo de fabricação que barram até 80% do calor no ambiente e quase 100% dos raios UV. Com isso, reduzem o consumo de ar-condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial. Tal eficiência energética conquistou o mercado sustentável no país, fazendo com que esse tipo de material seja exigido para a pontuação de obras que buscam a certificação com selos verdes, como Leed (Green Building Council Brasil) e Aqua.

 

Saiba mais clicando aqui!

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.