O VIDRO PLANO

E SUAS APLICAÇÕES

APLICAÇÕES DO VIDRO

CLARABOIA + COBERTURA

banner_cobertura

São soluções que atendem diversos tipos de demandas, desde ambientes sem janelas que necessitam da entrada de luz natural e/ou ventilação para evitar a umidade, passando por projetos que visam a sustentabilidade através do aproveitamento da luz natural, até o desejo de bem-estar proporcionado pelo contato com o exterior.


ACÚSTICA

banner_acustico

Para atender as funções de determinado ambiente é essencial pensar no conforto acústico. Hospitais, salas de aula e de reunião, áreas de entretenimento ou mesmo dormitórios, quando isolados de ruídos indesejados provenientes de áreas externas, têm suas funções aprimoradas, oferecendo aos usuários maior conforto, capacidade de concentração, produtividade ou descanso.


BOX

banner_box

Box com vidro representa beleza na decoração de banheiro.

O mercado oferece grande variedade de modelos para atender aos diversos requisitos dos clientes, sejam eles estéticos, funcionais ou financeiros.

Em grande parte, essa variedade se deve ao tipo de vidro aplicado – incolor, impresso, pintado ou com revestimento refletivo.


CHURRASQUEIRA

Terraço-gourmet-com-churrasqueira-de-vidro-e-bancada-de-granito.-Fonte-Pinterest-570x380

para uma decoração mais moderna neste ambiente, podemos utilizar vidros temperados nas paredes da churrasqueira, o que causa a sensação de espaço ampliado, pois a barreira visual deixa de existir. Além disso, o vidro é um material versátil na combinação com outros revestimentos, seja da base da churrasqueira, ou da coifa.


REVESTIMENTO

banner_revestimento

Revestir parede com vidro significa ter muitas opções na hora de decorar, praticidade na limpeza e ambientes diferenciados!

Podemos usar espelhos para aumentar a sensação de amplitude de espaços e vidros coloridos ou texturizados para compor uma decoração.


MÓVEIS

banner_moveis_3

Os móveis permitem muita criatividade e versatilidade na decoração por serem feitos de tipos de materiais distintos e por terem medidas e estilos tão diversificados.

Um desses materiais é o vidro, presente em diversas aplicações, como em mesas, portas, prateleiras para armários de quartos, cozinhas ou banheiros, em cristaleiras, escrivaninhas, aparadores; entre outras.


LAREIRA

banner_lareira_2

Quem não gosta de uma lareira acesa para espantar o frio?

No mercado, há diversos modelos para harmonizar em todos os tipos de decoração e atender requisitos específicos dos mais variados espaços.


ESCADA

VC_banner_escada

Revestir parede com vidro significa ter muitas opções na hora de decorar, praticidade na limpeza e ambientes diferenciados!

Podemos usar espelhos para aumentar a sensação de amplitude de espaços e vidros coloridos ou texturizados para compor uma decoração.


PISO

banner_piso

Quando se deseja criar uma estrutura que dê sensação de leveza, integre os diferentes andares, ofereça sensação de espaços mais amplos e aproveite a passagem de luz entre ambientes a sugestão é recorrer ao piso de vidro.


DIVISÓRIA

banner_aramado

Muitas vezes é necessário delimitar espaços numa residência ou em ambientes de trabalho, mantendo a integração com o todo, aproveitando a luz e garantindo o conforto acústico dos ambientes criados.


FACHADA

VC_banner_fachada

Fachadas envidraçadas permitem a integração de quem está dentro com o que ocorre no exterior. É poder sentir-se em casa conectado com o mundo. É poder trabalhar com o bem-estar de ver o azul do céu.


PISCINA

banner_piscina_2

Piscina é um item apreciado em todo lugar. Seja em casa, na cidade, campo ou praia, em hotel ou clube, piscina é, além de garantia de diversão, um elemento que contribui para a beleza do entorno.


GUARDA-CORPO

VC_banner_guarda_corpo

Guarda-corpo é um item essencial para garantir a segurança das pessoas e animais evitando quedas. Podem ser instalados em ambientes com desníveis como escadas, mezaninos, varandas, terraços, piscinas e em grandes vãos que conectam andares, como os existentes em shopping centers, hotéis ou hospitais.


ESPELHO

banner_espelho_2

Um produto milenar, com uma função fundamental para o ser humano – refletir a imagem -, o espelho conquista cada vez mais espaço na arquitetura e na decoração.

A instalação de um espelho de grandes dimensões, por exemplo, significa gerar sensação de maior amplitude do espaço com as imagens nele refletidas. Essa função é muito utilizada em apartamentos pequenos, corredores e banheiros.


SACADA

banner_sacada_3

Se você deseja dar mais utilidade e permanecer por mais tempo na sacada da sua residência, envidraçá-la pode ser uma excelente solução!

Muitas pessoas fazem questão de ter sacada em seus lares, principalmente em apartamentos nas grandes cidades, pois é o espaço que proporciona maior conexão com o mundo externo. É a sensação de bem-estar ao observar uma paisagem, receber o sol na pele ou simplesmente tomar um ar.

TIPOS DE
VIDRO

TEMPERADO

O vidro temperado é produzido artificialmente pela indução de estresses ao vidro, por meio do aque- cimento da chapa a altas temperaturas (em torno de 620°C), seguido de um resfriamento rápido. Esse processo, chamado de têmpera, confere ao vidro uma resistência cerca de 4 a 5 vezes maior do que o vidro float comum.

ARAMADO

O vidro aramado é aquele que possui uma malha de aço implantada no seu interior. Introduzida durante o processo de fabricação do vidro, essa malha tem a função de manter os estilhaços em conjunto quando ocorre a quebra. Porém, os fragmentos de vidro, quando se soltam, ainda podem causar ferimentos.

INSULADO

Uma composição de vidro insulado pode conter chapas de vidros temperados e laminados colocadas no lado externo ou interno, com o intuito de evitar a ocorrência de ferimentos ou a desproteção do vão, quando há o risco de impacto.

RESISTENTE AO FOGO

Os vidros resistentes ao fogo, também chamados de antifogos, são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, como o gel intumescente, que se funde e dilata em caso de incêndio. 

FLOAT

é o vidro plano comum e pode ser cortado, usinado, perfurado, afiado e polido. A partir das chapas de vidro plano pode-se fazer uma série de processamentos, gerando-se alguns dos diferentes tipos de vidro.

ESPELHO

O vidro comum recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas, como a prata, o alumínio ou o cromo. Em seguida, o produto recebe camadas de tinta que têm como função protegê-lo.

AUTOLIMPANTE

Vidros autolimpantes são aqueles que recebem um revestimento em uma das suas faces durante o processo de fabricação, que possui propriedades hidrofílicas e fotocatalíticas, ou seja, o revestimento reage com a luz do dia natural para quebrar e soltar a sujeira orgânica. 

CERÂMICO

O vidro cerâmico é um vidro comum que foi cristalizado, ou seja, ele foi submetido a altas temperaturas para que a sua estrutura fosse cristalizada. O material é a combinação de vidro, lítio, alumínio e outros óxidos e apresenta boas propriedades termomecânicas, com baixas condutividade elétrica e dilatação térmica e alta resistência a choques térmicos.

LAMINADO

“Existem diferentes tipos de vidro laminado. O mais amplamente utilizado na construção civil é o laminado composto de uma camada de PVB (polivinil butiral) e dois vidros float. O PVB é um plástico, composto de uma ou mais camadas, que é intercalado entre duas folhas de vidro, podendo ser o vidro laminado ou multilaminado (com mais de duas camadas de vidro).

FOTOVOLTAICO

O vidro fotovoltaico é o tipo de vidro que permite a geração elétrica através da laminação de chapas de vidro com células solares transparentes. A condução da eletricidade é feita através de fios metálicos finos inseridos no vidro. Os vidros fotovoltaicos, além de produzirem eletricidade, melhoram o isolamento térmico do edifício, economizando, assim, energia em ar condicionado e ainda ajudam a reduzir a poluição sonora.

LAMINADO DE TEMPERADO

O vidro laminado de temperado é feito a partir da laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados, o que permite unir as qualidades desses dois tipos de vidro de segurança, alcançando um alto nível de resistência – em caso de quebra, ele forma pequenas partes arredondadas e pouco cortantes, que ficam presas à película do interlayer (PVB, por exemplo), reduzindo consideravelmente o risco de acidentes e mantendo os usuários do imóvel bem seguros. 

FOTOVOLTAICO

O vidro comum recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas, como a prata, o alumínio ou o cromo. Em seguida, o produto recebe camadas de tinta que têm como função protegê-lo.

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da ABIVIDRO, e segue suas diretrizes de Política de Privacidade.